Defesa de mestrado: resíduo da bauxita e caulim da Amazônia para produção de blocos ecoeficientes
- contatolabtecufpa
- 1 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Quarta-feira, dia 4/10, às 10:00hs, na sala 18 do PPGAU (PGITEC-UFPA), ocorreu a defesa da dissertação de mestrado de Virgilino Jucá da Costa Neto, entitulada "Utilização do resíduo da bauxita e do caulim da Amazônia para produção de blocos ecoeficientes para alvenaria", sob orientação do prof Márcio Barata. O trabalho aborda a produção de blocos de alvenaria de vedação de baixo impacto ambiental, empregando resíduos da mineração, sob a ótica da avaliação ambiental. Aspectos como resistência, indicadores ambientais, eflorescência, lixiviação de compostos químicos, entre outros, são abordados na pesquisa.
No Brasil, grande parte da cadeia produtiva de materiais e componentes da Construção Civil é predominantemente constituída por pequenos produtores, geralmente na informalidade. Em 2013, cerca de 60% das vendas da indústria de materiais de construção foi para varejistas e atacadista, na maioria destinada à autoconstrução e à construção informal, atividades construtivas ausentes de gestão de processos e com elevados índices de perda. A informalidade impreterivelmente está associada a não conformidade intencional de produto, a materiais de baixa qualidade e baixa durabilidade, que levam à rápida reposição, agravando ainda mais os impactos ambientais, a geração de resíduos e os problemas com deposição em aterros. O sucesso na mitigação dos efeitos negativos da informalidade passa pela substituição integral dos produtos de maior impacto como cimento e cerâmicas e madeira por outros mais eficientes, de baixo carbono, entre outras estratégias.
A pesquisa em tela trata exatamente deste tema, o desenvolvimento de um dos produtos de maior impacto na cadeia produtiva informal, o tijolo para alvenaria de vedação, mas neste caso, de baixo carbono, que reduz a pressão pela exploração de recursos minerais não renováveis.





Comentários